A saúde preventiva se refere à adoção de hábitos saudáveis para reduzir as chances de desenvolvimento de diferentes problemas de saúde. A medicina preventiva também envolve o acompanhamento regular da saúde com médicos, a fim de monitorar a saúde. Você sabia que a saúde preventiva pode diminuir os riscos de desenvolvimento do câncer de mama e reduzir os sintomas da menopausa? Confira mais detalhes a seguir.
Câncer de mama
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Em 2021, a taxa de mortalidade registrada no país, ajustada por idade pela população mundial, foi de 11,71 óbitos/100.000 mulheres. Ainda segundo o INCA, em 2020 cerca de 8 mil casos de câncer de mama (ou 13% do total de casos) poderiam ter sido evitados em 2020 pela redução de fatores de risco ligados ao estilo de vida.
Para realizar a prevenção primária deste tipo de câncer, é necessário praticar atividade física regularmente (pelo menos 150 minutos por semana). Este hábito pode reduzir em 5% a incidência de casos desse tipo de câncer, segundo o INCA. Outros hábitos indicados são:
– manter uma dieta balanceada;
– o peso corporal adequado;
– evitar o tabagismo;
– diminuir o consumo de bebida alcoólica.
Menopausa
A saúde preventiva também tem efeitos importantes no que se refere aos sintomas da menopausa. O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostra que, em 2022, houve um aumento da expectativa de vida das mulheres para 79,3 anos. Isso significa que isso faz as mulheres que chegam a esta faixa etária passarem um terço de sua vida no período pós-menopausa.
Conhecida por causar sintomas como: fortes alterações emocionais, ondas de calor (ou fogachos), cansaço, dificuldades para dormir, suores noturnos, tontura, zumbidos, dores nos músculos e nas juntas, a menopausa pode ser vivida com mais qualidade. Para isso, é preciso adotar estratégias preventivas para assegurar a saúde.
Algumas delas são dieta pobre em gorduras saturadas ou de origem animal, além de poucos carboidratos processados. A alimentação também deve ser rica em derivados de leite e ter baixo consumo de álcool. Também é fundamental praticar exercícios físicos regularmente, manter a higiene do sono com a redução da exposição a telas logo antes de dormir. Por fim, é importante buscar atividades que promovam bem estar mental, como yoga, técnicas de respiração e psicoterapia.
Mastologistas e ginecologistas são profissionais essenciais para promover a saúde preventiva, avaliando a história de cada paciente, sua rotina e seu histórico de saúde. A partir de um acompanhamento personalizado, eles podem traçar um acompanhamento cuidadoso para reduzir as chances de câncer de mama e garantir qualidade de vida durante a menopausa. Entre em contato e agende a sua consulta com de nossos especialistas.