A menopausa é um dos momentos mais importantes da vida da mulher, pois representa o final dos ciclos menstruais. Sendo assim, é comum que surjam dúvidas frequentes entre as mulheres.
A menopausa ocorre normalmente entre os 45 e 55 anos, embora possa vir a ocorrer por volta dos 40 anos, neste caso, sendo chamada de menopausa prematura ou precoce. No período que antecede a menopausa, denominado climatério, as pacientes relatam sintomas como irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, ou hemorragias e menstruações mais ou menos frequentes. Outros sinais e sintomas característicos são os chamados fogachos (ondas de calor), que afetam pelo menos 80% das mulheres durante esse período, alterações no sono, na libido e atrofia vaginal.
Por ser um dos períodos mais marcantes da vida da mulher, é esperado que surjam dúvidas sobre o tema. Por isso, a Clínica Crippa vai responder algumas questões constantes entre as pacientes acerca da menopausa:
1. Devo obrigatoriamente fazer a terapia de reposição hormonal?
Não. Antes de iniciar um tratamento hormonal, é necessário conversar com o seu ginecologista, pois existem condições que contraindicam a reposição hormonal. Um exemplo são as pacientes que tiveram câncer ou tem alterações genéticas que aumentam o risco de câncer de mama, pacientes com algumas doenças hepáticas ou derrames, pois estas condições atreladas ao uso de hormônios podem aumentar as chances de complicações. Independentemente do histórico, o melhor tratamento, conforme os sintomas apresentados em cada caso, será avaliado pelo ginecologista.
2. Como me preparar para a chegada da menopausa?
Manter hábitos e um estilo de vida saudável é a recomendação médica ideal para a espera da menopausa. Tentar manter-se no peso ideal, evitando o sobrepeso, com uma alimentação adequada e a prática de, pelo menos, 150 minutos de exercícios físicos semanais. Além disso, o cuidado com o bem-estar emocional é muito importante para esperar pela menopausa e passar por ela sem maiores problemas e complicações.
3. Como a menopausa vai afetar meu desejo sexual?
A maioria de mulheres que entram na menopausa relatam diminuição da libido. Ocorre que, com a falta de produção de alguns hormônios que auxiliam na lubrificação vaginal, a paciente pode vir a ter desconforto e secura vaginal, o que acarreta em dores durante a relação sexual. Para lidar com essa situação existem hidratantes e lubrificantes vaginais, e outras terapias como o laser vaginal e a Radiofrequência Regenerativa Íntima.
4. Ainda preciso manter meus exames preventivos em dia mesmo após a menopausa?
Sim. É imprescindível que, mesmo após a menopausa, a mulher continue mantendo seus exames de rastreio em dia para o diagnóstico precoce do câncer de mama e outras doenças que podem acometer a mulher, como a osteoporose. Portanto, é importante que mesmo após a última menstruação, a mulher mantenha consultas periódicas com seu ginecologista.
5. Qual é a diferença entre menopausa e climatério?
Algumas mulheres podem confundir o período da menopausa com o período climatério. Isso não ocorre à toa, pois, enquanto a menopausa representa o último ciclo menstrual da mulher, o climatério é o momento em que ocorre a transição do período fértil para o não reprodutivo da mulher.