Outubro Rosa: 10 dúvidas frequentes sobre o câncer de mama

Aproveitando as iniciativas de conscientização da campanha do Outubro Rosa, selecionamos 10 dúvidas comuns entre as pacientes para serem respondidas pelos especialistas da Clínica Crippa.

O câncer de mama é o segundo câncer que mais acomete mulheres no país, somente para o ano de 2022 são esperados 66 mil novos casos. Por conta desses números, ainda se há muito o que fazer quando falamos em conscientizar as brasileiras sobre a importância dos exames de rastreio do câncer de mama. Neste mês o mundo se mobiliza durante a campanha do Outubro Rosa, buscando conscientizar a todos sobre a importância dos cuidados com a saúde feminina.

Mas afinal, o que é o Outubro Rosa?

Outubro Rosa é uma campanha que ocorre mundialmente e tem como foco principal a conscientização acerca do câncer de mama. A campanha surgiu na década 90, nos Estados Unidos, e desde então, devido ao impacto positivo da ação e sua relevância social, o Outubro Rosa difundiu-se pelo mundo. Toda a população se mobiliza durante este mês, buscando conscientizar a todos sobre a importância dos cuidados com a saúde feminina e, sobretudo, o papel fundamental da mamografia, exame que possibilita o diagnóstico precoce.

A Clínica Crippa sabe que levar informações a respeito do câncer de mama pode salvar vidas. Pensando nisso, selecionamos 10 dúvidas frequentes entre as pacientes em relação ao câncer de mama:

1) A mamografia deve ser feita a partir de qual idade?

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Mastologia indica a realização da mamografia anual para mulheres a partir dos 40 anos.

2) Tenho casos de câncer de mama na família. Devo me preocupar?

Apesar de não significar necessariamente que a paciente desenvolverá câncer de mama, as mulheres com casos de câncer de mama na família devem se atentar, sim, pois os fatores hereditários são um dos principais riscos relacionados ao câncer de mama.

3) Próteses de silicone podem causar câncer de mama?

Não. O Brasil é um dos países que mais realizam cirurgias de implante de silicone, e por ser um assunto bastante comum, algumas desinformações surgem. O implante não tem relação nenhuma com o câncer de mama e não se configura como um risco para o desenvolvimento da doença.

4) Mulheres em período de amamentação podem desenvolver câncer de mama?

Sim. O câncer pode surgir em qualquer momento da vida da mulher, mesmo durante a fase de gestação ou amamentação. A amamentação é considerada como um dos fatores de proteção contra o câncer de mama, porém, isso não anula a necessidade da realização dos exames de rastreio.

5) Qual a idade mais comum de registro do câncer de mama?

O câncer é mais frequentemente registrado em mulheres acima dos 50 anos. 

6)Quais o fatores de risco mais comuns na causa do câncer de mama?

O câncer de mama não possui uma única causa, ele pode ocorrer a partir de diferentes fatores, não somente um deles sendo responsável para o desenvolvimento da doença, dentre eles:

• Fatores ambientais e comportamentais: Estão relacionados a estes fatores, hábitos comportamentais, como o tabagismo, sedentarismo, alcoolismo e etc.;

• Fatores da história reprodutiva e hormonal: Esse fator de risco leva em consideração o ciclo menstrual, menopausa, quando foi a primeira menstruação e se a mulher teve filhos, por exemplo.

• Fatores genéticos e hereditários: São os riscos que dependem da vida parental da paciente.

7) Quais os tratamentos para o câncer de mama?

Cada caso é um caso, o profissional precisará levar em conta uma série de fatores para desenvolver o melhor tratamento para a paciente, no entanto, hoje contamos com tratamentos cirúrgicos e os tratamentos sistêmicos, como a quimioterapia e a hormonioterapia, por exemplo. 

8) É possível ter câncer mesmo sem sentir nada no autoexame?

Sim. Mesmo sem sentir nódulos nas mamas durante o autoexame, é possível que a paciente tenha a doença. Muitas mulheres não apresentam os sintomas do câncer de mama. O surgimento dos nódulos nas mamas é um dos sintomas mais comuns, porém, existem outros sinais indetectáveis pelo autoexame.

9) Quais os principais sintomas do câncer de mama?

O principal sintoma relatado da doença é a aparição de nódulos nas mamas. Porém, existem outros sintomas que também podem indicar a presença da doença, sendo geralmente sinais inflamatórios, como: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço. 

10) O câncer de mama tem cura?

Sim, tem cura. O diagnóstico precoce tem um papel fundamental para o sucesso no tratamento. Quando diagnosticado no início, o câncer tem cerca de 95% de chances de cura, por isso, é importante manter os exames de rastreio em dia e observar alterações no corpo, levando suas principais dúvidas ao ginecologista.

ARTIGOS
RELACIONADOS

plugins premium WordPress
× Precisa de ajuda?