Autoestima e qualidade de vida: reconstrução mamária após o câncer de mama

Além de restaurar a aparência da mama, a reconstrução mamária pode trazer benefícios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida das mulheres que passaram pelo câncer de mama.

Além de restaurar a aparência da mama, a reconstrução mamária pode trazer benefícios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida das mulheres que passaram pelo câncer de mama. O procedimento tem por finalidade restaurar a aparência da mama após a remoção total ou parcial de um ou ambos os seios, devido à doença. Essa intervenção é melhor realizada quando simultaneamente à cirurgia de retirada do tumor, mas em alguns casos pode ser também em etapa posterior, após a conclusão do tratamento oncológico.

Existem diferentes técnicas de reconstrução mamária a depender de cada situação. No caso das mastectomias, a preferência tem sido a utilização de próteses mamárias, devido a sua maior simplicidade e possibilidade de bons resultados. Neste caso, podem ser necessárias cirurgias posteriores para um melhor acabamento e resultados funcionais mais satisfatórios. 

Quando há a conservação da mama, emprega-se alguma técnica para que o resultado estético seja o melhor possível, sejam técnicas mais simples de remodelamento mamário, até mesmo mamoplastias oncológicas quando necessário. E, como a mama é um órgão par, a equipe médica deve sempre se atentar à mama contralateral, fazendo procedimentos de simetrização da mama oposta quando necessário. A escolha da técnica mais adequada será discutida em conjunto com o médico e a paciente, de acordo com a particularidade de cada caso.

Hoje, raras são as pacientes que não se beneficiam da reconstrução mamária imediata ou mesmo tardia. Recentemente uma nova técnica tem ganhado destaque, a lipoenxertia. Trata-se da coleta de gordura da própria mulher por lipoaspiração, esta gordura, após retirada infiltrada na mama a ser reparada. Realizada mais frequentemente após a finalização do tratamento oncológico tem por finalidade fazer algum preenchimento e atenuar os efeitos deletérios causados pela radioterapia. Seja em situações de mastectomias reconstruídas com prótese ou de cirurgias conservadoras, a lipoenxertia tem sido uma grande aliada das mulheres contribuindo para resultados a longo prazo cada vez mais satisfatórios.

Saúde mental e qualidade de vida

Além de restaurar a aparência da mama, a reconstrução mamária pode trazer benefícios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida das mulheres que passaram pelo câncer de mama. Segundo a Revista Rede Câncer, do INCA, a reconstrução mamária imediata garante melhores resultados não só estéticos, mas principalmente clínicos. Justamente por resgatar o bem-estar, a autoestima e a vontade de viver das pacientes, eliminando a sensação de mutilação, fazendo com que as pacientes respondam melhor ao tratamento.

Direito garantido por lei

A partir desses benefícios proporcionados pela reconstrução mamária, a cirurgia tornou-se um direito garantido por lei no Brasil desde 2013, por meio da Lei 12.802. Segundo essa legislação, o Sistema Único de Saúde (SUS) deve oferecer a reconstrução mamária de forma gratuita em todas as suas modalidades, incluindo a simetria da mama contralateral, quando necessário.

Oncoplastia

Oncoplastia é o nome dado às técnicas cirúrgicas destinadas ao tratamento do câncer  de mama e sua posterior reparação, que se faz em ato contínuo a remoção do tumor. Saber planejar o procedimento, garantindo que os aspectos oncológicos e estéticos  sejam devidamente contemplados é o grande diferencial do cirurgião oncoplástico. Assim a  boa reconstrução  mamária começa  com uma boa técnica de emoção da doença  que já deixa a mama preparada para a reparação.

ARTIGOS
RELACIONADOS

plugins premium WordPress
× Precisa de ajuda?