A Clínica Crippa conta com um grupo de mastologistas altamente qualificados para cuidar da saúde da mulher e de suas mamas.
A mastologia é a especialidade responsável pela avaliação, diagnósticos e tratamento clínico ou cirúrgico de doenças benignas ou malignas, bem como da prevenção do câncer de mama. O câncer de mama é uma das doenças mais importantes tratadas pelo mastologista, que tem papel fundamental em todo o processo de cura.
Veja algumas das áreas de atuação e patologias tratadas pelos mastologistas:
O mastologista é responsável pelo diagnóstico, avaliação e tratamento cirúrgico da paciente diagnosticada com o câncer de mama. Sua atuação é fundamental junto a uma equipe multidisciplinar composta por oncologistas e radioterapeutas.
O mastologista tem o papel de zelar pela segurança da mulher, orientando qual o melhor programa de prevenção para cada situação. A avaliação de risco e a identificação das mulheres com risco aumentado são fundamentais para definir e orientar a melhor estratégia preventiva.
Os nódulos de mama, na maioria das vezes, são alterações benignas e inofensivas, sendo 90% das vezes fibroadenomas. Eventualmente, podem representar um câncer de mama, a suspeita se intensifica quando são indolores, de crescimento rápido e progressivo, associados a alterações na pele. A avaliação dos nódulos de mama é feita através da mamografia e ultrassonografia que, em conjunto com o exame clínico, determinam a necessidade ou não da biópsia para definir o diagnóstico.
As dores nas mamas são uma das principais causas de consultas com os mastologistas, a maioria das mulheres apresenta esta queixa em algum momento da sua vida. Trata-se de uma sensibilidade aumentada que causa desconforto e apreensão mas, em geral, é decorrente de um processo fisiológico, influenciado pelos níveis hormonais e não relacionado à presença de nódulos, cistos, cânceres ou outras doenças. A mastalgia pode surgir em qualquer fase da vida da mulher, ter intensidade variável e ser uni ou bilateral.
Ao identificar qualquer alteração na mama, procure um mastologista. Lembre-se de realizar a mamografia anualmente a partir dos 40 anos. O diagnóstico precoce da doença possibilita um tratamento menos agressivo e aumenta as chances de cura da paciente.