Dicas e Orientações

Perguntas Frequentes

Quais são os cuidados no pós-operatório?

11/06/2015

Depois da cirugia, utiliza-se um dreno de aspiração a vácuo para evitar retenções de líquidos e favorecer a cicatrização. Consulte também o seu médico a respeito do uso de cremes e óleos para cicatrização melhor e mais rápida, e sobre a volta aos exercícios fisicos. Pergunte se massagens são bem-vindas. Peça a ele para indicar um fisioterapeuta.

O que não se deve fazer, no pós-operatório: forçar mavimentos do braço e do antebraço; carregar peso; empurrar carrinho de supermercado; tomar injeções no braço operado nem colher sangue para exames ou medir pressão arterial e receber soro desse lado. Deve-se evitar queimaduras, picadas de insetos, arranhões e ferimentos no braço operado e cortar as cutículas da unhas da mão desse lado. Também não se deve usar relógios , pulseiras e anéis apertados nem se expor excessivamente ao sol. No caso de arranhão ou ferida, o local deve ser bem lavado com água e sabão antisséptico durante cinco minutos. Depois, aplicar álcool iodado. Se a ferida, queimadura ou inchaço for maior, procure seu médico imediatamente.

Faça exercícios apropriados para o braço e o ombro com regularidade (veja em anexo) , use barbeador elétrico, creme depilatório ou tesoura para remoção dos pêlos axilares; use creme hidratante e nutritivo no braço operado,use luvas de borracha na cozinha e na jardinagem e acolchoadas quando manusear o forno. Use dedal quando costurar.
Natação e hidroginástica serão bem-vindas. São atividades que lhe trarão bem estar!