Dicas e Orientações

E o que é a hormonioterapia e quando é indicada?

11/06/2015

Geralmente para mulheres na pós-menopausa, cujo tumor é de crescimento mais lento. A hormonioterapia é indicada quando se faz a dosagem dos receptores hormonais e se observa que o tumor é hormônio-dependente, isto é, pode responder a este tratamento. As drogas mais usadas, são o tamoxifeno, um antiestrogênio que impede o estrogênio de agir sobre a célula maligna e o anastrozol ( inibidor da enzima aromatase) que impede a transformaçao de testosterona em estrogênio. Os seus riscos se apresentam nas pacientes mais predispostas aos fenômenos circulatórios ( eventuais tromboses). Também acentua os sintomas da menopausa (calores e fogachos) e pode agir sobre o útero, com risco de câncer do endométrio, em particular se o uso é prolongado ( tamoxifeno). Os inibidores de aromatase acentuam ainda a perda de massa óssea, facilitando a instalaçao de osteoporose.

Outros recursos para bloquear os hormônios que agem sobre a mama é a retirada dos ovários nas mulheres na pré-menopausa. Estas pacientes também são candidatas ao uso de análogos de GnRH, injeções subcutâneas aplicadas mensalmente, que levam ao bloqueio da função ovariana.

A exemplo da quimioterapia, a hormonioterapia pode ser empregada na forma adjuvante, pré-operatória ou na doença metastática. Geralmente é bem tolerada e, nos casos hormônio responsivos ( tumores que expressam receptores hormonais), são as drogas de escolha. Não deve ser aplicada simultaneamente à quimioterapia. O tratamento hormonal geralmente é feito a longo prazo e a recomendação adjuvante é de no mínimo cinco anos.

A hormonioterapia também pode ser empregada na quimio-prevenção do câncer, ou seja, administrado em mulheres de maior risco diminui a chance de desenvolvimento da doença. A FDA (órgão regulatório norte-americano) recomenda o emprego de tamoxifeno em mulheres de maior risco. Estudos demonstraram que elas tiveram o risco reduzido em 50%. O raloxifeno também vem sendo testado com esta finalidade.